NotŪcias

CAFEICULTORES DE PIUMHI IR√?O PARTICIPAR DE CURSO DE QUALIDADE DO CAF√?

13:43:57, SET 09, 2017 Atualizada em 27/09/2017 ŗs 13:43:57 Fonte: Jornal Ponto

O Concurso de Qualidade dos Caf√©s de Minas Gerais de 2017 est√° em sua 14¬™ edi√ß√£o e ter√° a participa√ß√£o de cafeicultores de Piumhi. A competi√ß√£o que √© a maior do pa√≠s, conta com amostras de caf√© Ar√°bica, tipo 2 para melhor, colhidas neste ano. As amostras concorrentes tinham que ser entregues nos escrit√≥rios da Emater-MG do munic√≠pio onde o caf√© foi produzido at√© a √ļltima sexta-feira, 15.
O t√©cnico da Emater de Piumhi, Eduardo Uliana, preparou v√°rias amostras na sala de Certifica√ß√£o e Prova de Caf√©, utilizando os equipamentos doados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agr√°rio ao munic√≠pio de Piumhi, no m√™s de julho deste ano. Os materiais foram recebidos, juntamente com um certificado no F√≥rum Regional do Governo em Passos. O conv√™nio tem como finalidades o interesse p√ļblico relacionado ao fortalecimento dos produtores familiares de caf√©.


Concurso


O Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais tem duas categorias. A primeira é a Café Natural. Neste sistema, o café recém-colhido, após passar por um processo de lavagem, é levado para secar. A outra categoria é a do Café Cereja Descascado, Despolpado ou Desmucilado. Os cafés concorrentes irão passar por análises físicas e sensoriais feitas por uma comissão julgadora formada por, no mínimo, dez classificadores e degustadores de café. As amostras com nota sensorial inferior a 80 pontos, de acordo com as normas da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), serão desclassificadas.
A produ√ß√£o dos caf√©s participantes tamb√©m passar√° por uma avalia√ß√£o socioambiental. Eles ser√£o pontuados em quesitos como a prote√ß√£o de nascentes da propriedade, preserva√ß√£o de mata ciliar dos cursos d‚??√°gua, entre v√°rios outros.
Os vencedores do concurso ir√£o receber um certificado da organiza√ß√£o do evento. Outras premia√ß√Ķes est√£o previstas. No ano passado, os vencedores do concurso ganharam uma viagem patrocinada pela Atlantica Coffee para conhecer o processo de produ√ß√£o de caf√© na Col√īmbia. A empresa tamb√©m comprou pelo menos 10 sacas de caf√© (60kg) dos 24 caf√©s finalistas, por um pre√ßo de US$ 800 a saca.

ComentŠrios

Voltar

Veja tambťm