Notícias

ADMINISTRAÇÃO CONQUISTA CONSTRUÇÃO DO GALPÃO DE COLETA SELETIVA ATRAVÉS DA EMPRESA JDE

coleta seletiva

15:11:52, JUN 06, 2019 Atualizada em 11/06/2019 às 15:06:04 Fonte: PMP

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, foi realizado em Piumhi um Seminário sobre Meio Ambiente e Coleta Seletiva, no auditório do Campus Avançado do IFMG, na noite desta quarta-feira (05/06). O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Piumhi, com a participação do Grupo Gaia e a empresa JDE. Na ocasião, foi oficialmente anunciado o início da coleta seletiva na cidade.

 

Cerca de 120 pessoas puderam assistir palestras sobre a importância da Coleta Seletiva na preservação do Meio Ambiente, também conhecer a execução em municípios de pequeno porte e o programa que será implantado em Piumhi, com a explanação e o aval do Prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo (Deco).

 

O programa “ViraSer”, executado com a participação do Grupo Gaia, inicia o Plano de Coleta seletiva no município com uma série de atividades socioeducativas na cidade, até o dia 10 de junho.

As atividades de inauguração do projeto começaram na última segunda-feira (03/06), com ações sobre educação ambiental envolvendo alunos e professores das escolas públicas e agentes de saúde da região.

 

Além disso, estão sendo realizadas oficinas educativas, palestras de sensibilização e mutirões comunitários para que os moradores possam descartar os materiais recicláveis separadamente dos resíduos orgânicos.

 

No dia 10 de junho, primeiro dia da coleta “porta a porta”, os residentes dos bairros abrangidos serão convidados a participar da campanha “Câmbio Verde: troque recicláveis por hortaliças”.

 

A primeira etapa da coleta acontecerá semanalmente, sempre às segunda e quintas-feiras, das 7h30 às 15h, nos bairros São Francisco, Bela Vista, Nova Piumhi,  Capoeiras, Novo Tempo, Pérola Negra, Residencial Alvorada, Jardim Betel.

 

Segundo o Secretário Adjunto de Meio Ambiente, Martiniano Fagundes, Piumhi passará a fazer parte de um seleto grupo de municípios que já praticam a coleta seletiva, diminuindo o passivo ambiental, diminuindo o volume de resíduo que são depositados no aterro todos os dias. Lembrou também que a coleta só será possível com a contribuição da sociedade, ao separar o resíduo reciclável do úmido.

Ele contou que como ainda não existe um galpão para ser usado na triagem do lixo recolhido, foi feito um compromisso com a Associação de Pimenta para que recebam esses resíduos até janeiro, quando o galpão estará pronto.

Martiniano frisou que o galpão será construído em um terreno da prefeitura que está sem utilização, onde funcionava uma escola rural, próximo a árvore de óleo e a construção já deve começar nos próximos dias com recursos da empresa JDE.

Na oportunidade o prefeito pontuou que a cidade ganha muito com essa nova coleta. “Todos vão ganhar. Quem irá trabalhar para manter a cidade limpa, gerando até mesmo renda; e a população que terá melhor qualidade de vida, ajudando o meio ambiente”, comentou Deco. 

Deco agradeceu ainda o apoio e parceria da empresa JDE na execução deste Projeto. “Sabemos as dificuldades que as prefeituras estão enfrentando nestes últimos anos, quero agradecer a empresa JDE por nos ajudar a proporcionar a coleta em Piumhi, está sendo muito importante a viabilização da construção deste galpão e a disponibilização do maquinário. Piumhi está sendo uma das primeiras cidades a ser contemplada com a construção do local que irá possibilitar o desenvolvimento do trabalho”, disse o prefeito.

O programa de coleta seletiva é uma iniciativa da Prefeitura de Piumhi e conta com a atuação da JDE Brasil e execução técnica do Grupo GAIA.

Comentários

Voltar

Veja também