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Grupo Utam incrementa linha de café Fazenda Santa Alcina e apresenta novidades na Fispal

Com quase 50 anos de atuação, empresa leva para a Fispal Food Service, em São Paulo (SP), um extenso portfolio com lançamentos posicionados para o mer

15:13:02, JUN 06, 2019 Atualizada em 13/06/2019 às 16:06:25 Fonte: Verbo Comunicação
Ana Carolina Soares de Carvalho diretora do Café Utam

 Grupo Utam é um dos expositores da 35ª edição da Fispal Food Service, maior feira da América Latina para o setor de alimentação fora do lar. Neste ano, o evento acontece de 11 a 14 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
 

Com quase 50 anos de atuação, o Grupo Utam, a cada edição da Fispal, apresenta lançamentos para o mercado de café. Neste ano, a empresa também acrescenta novidades ao seu portfolio e lança a linha super premium Fazenda Santa Alcina, com um nicho de produtos repensados e valorizados para atender às exigências do consumidor antenado com as principais tendências do mercado mundial de café.
 

Presente no mercado desde 2016, a linha de café Fazenda Santa Alcina é elaborada com grãos da variedade arábica da região da Alta Mogiana, de peneiras 16 a 18, provenientes de cerejas maduras descascadas. O produto é apreciado por consumidores que usam o paladar apurado para perceber as diferentes nuances do café, conforme sua região, plantio e características próprias. Para ampliar o mix da linha, a empresa investiu em pesquisa, maquinário eficiente e importado, tecnologia, profissionalização e inovação.
 

A linha de café premium que, antes era oferecida apenas em grãos, é apresentada na Fispal e chega ao mercado simultaneamente com novos produtos. Agora, o café Fazenda Santa Alcina pode ser encontrado em novas embalagens modernas e valvuladas para grãos gourmet 500g, latas de 250g de café torrado e moído e cápsulas de alumínio tradicional e aromatizadas naturalmente em cartuchos com 10 unidades. "A proposta é oferecer uma linha completa para todos os tipos de exigências e necessidades do consumidor e com garantia de entregar o melhor sabor e aroma deste café, que é um dos preferidos da nossa coleção de premiuns", explica a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.
 

A executiva sinaliza que foram meses de análise de mercado, estudo de tecnologias no exterior, altos investimentos para industrializar o melhor de um café 100% brasileiro, proporcionando uma bebida doce, com leve toque amendoado e retrogosto suave.
 

A injeção de nitrogênio em todas as embalagens da linha café Fazenda Santa Alcina é um diferencial que garante a conservação de sabor e aroma dos produtos. A grande vantagem da utilização de nitrogênio nestas embalagens está no fato que nitrogênio e o oxigênio serem gases que competem entre si, ou seja, não ocupam o mesmo espaço. "Quando adicionamos nitrogênio no momento do envase, automaticamente retiramos o oxigênio existente no interior da embalagem, o que garante um processo de oxidação mais lento e gradual, possibilitando o aroma de café fresco por mais tempo", explica Ana Carolina Soares de Carvalho.
 

Latas hermeticamente fechadas
 

O Café Fazenda Santa Alcina torrado e moído, que chega ao mercado nacional, inicia um processo inovador de embalagem do Grupo Utam. Com opção de 250 gramas, o novo produto é envasado em lata de atmosfera inerte (sem a presença de oxigênio), com válvula desgaseificadora e fechamento hermético. "As latas foram desenvolvidas para que o consumidor possa usá-la até o término do produto, pois elas são embalagens ideais para garantir, por muito mais tempo, as características de aroma e sabor do café, mesmo após aberta", apresenta a diretora.
 

Cápsulas de alumínio aromáticas
 

Pensando em um novo tipo de consumidor que desponta no mercado focado na praticidade e na possibilidade de experimentar diversos sabores e aromas em diferentes momentos do dia, a nova linha premium Fazenda Santa Alcina foi criada também em cápsulas monodoses nas versões Tradicional e aromatizadas naturalmente nas opções Baunilha e Chocolate.
 

O Grupo Utam tem uma história de pioneirismo no mercado de single cup. A companhia entrou para o segmento de cápsulas no grande varejo há seis anos com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por quatro blends: Gourmet, Classic, Intenso e Descafeinado), investindo numa linha premium que se destaca de seus concorrentes diretos – por conta de desenvolver blends exclusivos de alta qualidade.
 

Essa mesma meta de exclusividade e requinte de opções foi mantida na criação das cápsulas de café Fazenda Santa Alcina, as primeiras cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso produzidas no Brasil.
 

O Grupo Utam conta com um sistema de envase de alto padrão, garantido por moderno maquinário italiano que trabalha todo o processo do encapsulamento ao encartuchamento em ambiente controlado, sem qualquer contato manual. O processo de industrialização das monodoses ocorre na unidade fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais - localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.
 

Com a implantação da operação em Piumhi, no início de 2019, além de produzir suas próprias cápsulas, o grupo passou também a fabricar para os principais players do mercado, o que representa cerca de 100 clientes do início da operação até junho. A previsão da diretoria da empresa, com investimentos e novidades de negócios no setor de cápsulas, é ampliar a carteira de clientes e dobrar a produção até o final deste ano. "Fizemos investimentos na ordem de € 1milhão e agora vamos implementar um plano de ação estratégica para inserir nossos serviços de produção para marcas de terceiros, que hoje é uma importante unidade de negócios dentro do grupo", complementa Ana Carolina Soares de Carvalho.
 

Cápsulas auditadas
 

A cápsula de alumínio adotada pelo Grupo Utam para envasar a linha Fazenda Santa Alcina foi cuidadosamente testada e aprovada pela auditora internacional SGS Group. O processo detectou 100% de eficiência das monodoses. Foram analisadas compatibilidade e qualidade quanto ao produto extraído, tempo de extração, permanência de aroma e sabor.
 

Sobre o Grupo Utam
 

Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes quase 50 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa atende a mais de 450 cidades e a uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos, oferecendo extenso portfolio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores.
 

A Fazenda Santa Alcina
 

Na próspera região da Alta Mogiana, em São José da Bela Vista, no estado de São Paulo, está localizada a Fazenda Santa Alcina. Ela é o coração de uma grande e altiva plantação de café, iniciada em meados do século passado pelo tenente Continentino Jacinto da Silva, um homem visionário. E com a imponência da fazenda e tradição desse solo, nasceu o Café Fazenda Santa Alcina, uma bebida especial, com sabor marcante e cheio de história.
 

Entre as 15 maiores indústrias do setor
 

O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as quase de 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade.

 

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