Notícias

O que é e como funciona a bioimpedância

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal.

10:05:19, NOV 11, 2019 Fonte: Divulgação
Luana atende em Piumhi na Clinica Dr. César

A bioimpedância é um exame que analisa a composição corporal.

Além do peso atual, estas balanças também mostram a quantidade de músculo, gordura, e até as calorias que o corpo queima ao longo do dia, de acordo com sexo, idade, altura e intensidade da atividade da física, que são dados introduzidos na balança.

Pode ser realizado a cada 30 dias para se comparar resultados e verificar alguma evolução da composição corporal.

Este tipo de exame se faz em balanças especiais, como Tanita ou Omron, que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.

Os aparelhos de bioimpedância conseguem avaliar a  porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo porque uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente. Já a gordura e os ossos possuem pouca água e, dessa forma, a corrente tem maior dificuldade para passar.

E é assim a diferença entre a resistência da gordura, em deixar a corrente passar, e a velocidade com que ela passa em tecidos como os músculos, por exemplo, permite que o aparelho calcule o valor que indica a quantidade de massa magra, gordura e água.

Assim, para saber a composição do corpo, basta subir descalço, e sem meias, segurar, nas mãos, as placas de metal de um outro tipo de aparelho menor. A diferença maior entre esses dois métodos de bioimpedância é que, na balança os resultados são mais precisos para a composição da metade inferior do corpo, enquanto no aparelho, que se segura nas mãos, o resultado refere-se à composição do tronco, braços e cabeça. Desta forma, a maneira mais rigorosa de saber a composição corporal é utilizar uma balança que combine os dois métodos. 

 

Para que o exame indique os valores corretos de massa gorda e magra é preciso garantir algumas condições, como:

 

PROTOCOLO PARA REALIZAR A BIOIMPEDÂNCIA:

  • EVITAR INGESTÃO DE ALIMENTOS, BEBER CAFÉ OU FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS 4H ANTES;
  • NÃO SE EXERCITAR 12H ANTES;
  • URINAR 30MIN ANTES;
  • BEBER 2 A 4 COPOS DE ÁGUA 2 HORAS ANTES DO EXAME.
  • NÃO INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS NAS 24 HORAS ANTERIORES;
  • NÃO PASSAR CREME NOS PÉS OU NAS MÃOS.
  • NÃO USAR DIURÉTICOS 7 DIAS ANTES.
  • BEXIGA VAZIA;
  • ANOTAR O CICLO MENSTRUAL.

Além disso, usar peças leves e pequenas, ajudam a certificar que os resultados são os mais exatos possíveis.

Toda a preparação é muito importante porque, por exemplo, no que diz respeito à água, se não houver hidratação adequada, o corpo tem menos água para a corrente elétrica precorrer e, por isso, o valor de massa gorda poderá ser maior do que o real.

Já quando existe retenção de líquidos, também é importante fazer exame o mais cedo possível, e informar o nutricionista pois o excesso de água no corpo poderá levar a um aumento da quantidade de massa magra, que também não reflete a realidade.

Ponto Nutri

Luana Bastos Cassini

 Colunista Nutricional

 

Praça Guia Lopes, 196 - Centro - Piumhi-MG

37- 3371-1007 - (37) 99932-1007 WhatsApp 

Comentários

Voltar

Veja também