Notícias

SETEMBRO VERDE É COMEMORADO COM AÇÕES DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PIUMHI

15:03:38, OUT 10, 2019 Fonte:

A Secretária Municipal de Saúde de Piumhi realizou pela primeira vez, dentro do calendário de atividades da pasta, várias ações para marcar o mês do “Setembro verde”, em que comemora-se a luta da Inclusão da Pessoa com Deficiência.

As atividades iniciaram no município com a realização de uma reunião no dia 13 de setembro, na sala de reuniões da Secretária de Saúde, com a presença de todos os coordenadores das unidades de saúde, com a finalidade de divulgação sobre o tema e organização das atividades do “Setembro Verde”.

A primeira ação nas ruas foi realizada com o “PIT STOP” na área central do município, no último sábado (21/09), pelos profissionais de saúde, que abordaram a população para divulgar panfletos que continham informações sobre a regulamentação sobre a Lei Brasileira da inclusão, 13.146 de 2015, que determina que toda população com deficiência tenha direito a igualdade de oportunidades, com as demais pessoas, e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação. Os temas: o que é discriminação, e o que é considerada uma pessoa com deficiência, foram destacados.

Já no dia 26 de setembro, no Salão do Centro de Convivência Ramiro Júlio Ferreira e Vó Ana, foi realizado o encontro de todos os profissionais de saúde da rede, professores, diretores de escolas e lideranças da comunidade, para assistir as palestras organizadas sobre o Tema: “Respeite às Diferenças”, que foram ministradas pelos profissionais da área: Psicopedagoga, Débora Kelly Silva, com o Psicólogo, Tiago Lima, e Fonoaudióloga, Gabriela Damilano.

Durante o evento os profissionais de saúde e profissionais da educação puderam esclarecer dúvidas com especialistas e mostrar a importância do tema.

Segunda a Secretária de Saúde do município, Aline Barbosa, a população já está acostumada com o "Setembro Amarelo", "Outubro Rosa" e "Novembro Azul", mas este ano foi incluído mais uma campanha que passará a ser oficial no calendário da Secretaria Municipal de Saúde de Piumhi.

"O Setembro Verde, especialmente no dia 21, será o dia de mobilização e conscientização da população sobre a Inclusão de pessoas com deficiência, seja ela física, neurológica, visual, auditiva, intelectual ou outra. A mobilização tem o intuito de despertar junto à população a discussão deste tema e um novo olhar para estas pessoas. Fizemos a nossa parte, agora todos devem fazer o individual também", reforçou Aline.

Comentários

Voltar

Veja também