Notcias

FEIRA INTERNACIONAL DO LIVRO DE RIBEIRÃO PRETO TEM APOIO CULTURAL DO GRUPO UTAM

Linha de cafés em cápsulas Utam Uno é oferecida aos autores, artistas e profissionais que participam direto do Theatro Pedro II – palco oficial para transmissões on-line

15:26:31, AGO 08, 2021 Atualizada em 26/08/2021 s 15:08:44 Fonte: CAFÉ UTAM
O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Velhas e Novas Utopias”.

 

Linha de cafés em cápsulas Utam Uno é oferecida aos autores, artistas e profissionais que participam direto do Theatro Pedro II – palco oficial para transmissões on-line

 

Ribeirão Preto (SP), agosto de 2021 – Até o próximo domingo (29) acontece em Ribeirão Preto (SP) a 20ª FIL - Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. Nesta edição, o festival literário é realizado de forma totalmente on-line e gratuita, com transmissão pela plataforma da Fundação do Livro e Leitura (www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e também pelo canal no YouTube da instituição. São ao todo mais de 60 atividades gratuitas, durante 10 dias, e em torno de 110 horas de programação.  

Considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, a 20ª FIL reúne nomes importantes da literatura como Mia Couto (autor homenageado), Domenico De Masi, Fernando Anitelli, Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi, Sérgio Vaz, Conceição Evaristo, entre outros. O evento também levantará várias discussões sobre meio ambiente e diversidade e contará a participação de Ailton Krenak, Owerá Kunumi MC,  Marcela Tiboni, Rafa Mon e Candy Mel.

Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Utam, indústria alimentícia do setor de café, com matriz em Ribeirão Preto (SP) e unidade em Piumhi (MG), está presente no festival literário como um dos apoiadores culturais. Desta vez, a empresa oferece sua linha de cafés em cápsulas aos autores, artistas e profissionais que estão presentes no palco do Theatro Pedro II, onde se concentram as mediações das atividades culturais de forma virtual, seguindo protocolos rigorosos de saúde.

 

Valorização cultural

Para Ana Carolina Soares de Carvalho, diretora do Grupo Utam, apoiar mais vez  a realização da  Feira do Livro, que neste ano inova com uma versão digital e ao mesmo tempo internacional, traz muita satisfação para toda equipe Utam. “Nossa empresa nasceu em Ribeirão Preto há 52 anos e a Feira do Livro realiza a sua 20ª edição - são 20 anos de história. Poder acompanhar esta trajetória e contribuir para que a Feira continue difundindo a literatura é uma forma de valorizarmos juntos a cultura do nosso país. Esse é um dos motivos que nos une a essa, que é uma das maiores feiras literárias da América Latina”, comenta.

Com 20 anos de história, a FIL já reuniu mais de 3 mil escritores e artistas com 6 milhões de leitores visitantes. O evento literário neste ano é acessível, com interpretação em Libras em toda a sua programação, além de legendas nas atividades internacionais cujos participantes não falam a Língua Portuguesa e autodescrição.
O tema escolhido para nortear toda a agenda da 20ª FIL é “Velhas e Novas Utopias”. “Nossa proposta foi trazer discussões e participações que enriquecem e democratizam o acesso ao livro e à literatura. Essa edição está completamente digital, quebrando qualquer barreira física, mas com a interação do público em plateia virtual”, destaca a presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Dulce Neves. A expectativa da entidade é alcançar um público de cerca de 20 mil pessoas durante 10 dias de Feira. Até o quinto dia do evento, participantes de 24 países já marcaram presença.   

 

Homenageados da 20ª FIL

A FIL elenca nomes da literatura para homenagear durante o evento. Mia Couto é escritor homenageado e Conceição Evaristo, a escritora homenageada. O autor local é Carlos Roberto Ferriani, a professora homenageada (local) é Elaine Assolini e o patrono é Paulo Roberto Oliveira. Semíramis Paterno é a autora infantojuvenil, Milton Santos, o autor educação e Edgar Morin também recebe uma homenagem especial.

Para mais informações, acesse link da Revista da Programação :  https://bityli.com/J9aze

 

Utam Uno

As cápsulas   degustadas no evento fazem parte da linha Utam Uno, lançada há sete anos e hoje composta por cinco blends: Gourmet, Classic, Intenso, Descafeinado e Orgânico. Recentemente, a empresa também inseriu no  mercado a Linha Santa Alcina, com cápsulas de alumínio, e as aromatizadas de chocolate e baunilha.

 

Sobre o Grupo Utam

Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Nestes 52 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu alta performance na região sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfólio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores.

A empresa atende a mais de 569 cidades brasileiras e a uma carteira com cerca de 11.100 clientes ativos, oferecendo extenso portfólio de produtos e serviços. Além disso, possui marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro.

 

Entre as 15 maiores indústrias do setor

O Grupo Utam está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 14ª posição dentre as quase 1.400 indústrias do setor, das quais 405 são afiliadas à entidade. 

Além de suas certificações de qualidade, em 2020, a indústria ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte

Comentrios

Voltar

Veja tambm