Notcias

ESCOLA DR. AVELINO DE QUEIROZ COMEMORA 109 ANOS

A escola municipal Dr. Avelino de Queiroz comemorou os 109 anos na noite desta quarta-feira (30/03). Muitas homenagens e emoções tomaram conta do evento. A escola foi fundada em 01 de abril do ano de 1913

17:04:44, ABR 04, 2022 Atualizada em // s Fonte: PMP


Participaram da solenidade, o prefeito Paulo César Vaz, a primeira dama Fernanda Craide Vaz, a secretária municipal de Educação Vanilda Soares, ex-diretoras, profissionais da escola e um público de pais e alunos.
A comemoração contou com apresentação artística, trabalhos realizados pelos alunos e diversas homenagens aos ex-diretores que passaram pela escola. O músico Layon César fez uma participação musical abrilhantando o evento. 
Representada pelas filhas Guilhermina e Candinha, a ex-diretora Maria de Lourdes Ferraz Cunha (in memoriam) foi homenageada pela diretora Madalena.
Em seguida, o ex-aluno José Flecha homenageou dona Ruth Soares Ferreira Prima, que aos seus 99 anos fez questão de participar das comemorações de aniversário da instituição. 
Também receberam homenagem as ex-diretoras: Maria Marli Silva, Terezinha Maria de Jesus Garcia, Marli Mota Silveira Bonisson, Elzi Maria Lopes e Lêda Aparecida Teixeira Castro. Todas elas foram surpreendidas por alunos que contaram diversas histórias marcantes.
Ao final, a atual vice-diretora Lucimar da Silva Terra e a diretora Maria Madalena dos Santos Melo foram abraçadas pelos seus colegas e familiares. Ambas agradeceram aos presentes e aqueles que fazem parte da trajetória da escola. 

ESCOLA MUNICIPAL DR. AVELINO DE QUEIROZ 

A escola foi fundada em 1913 pelo médico Dr. Avelino de Queiroz. Na época prefeito de Piumhi, construiu e inaugurou a primeira escola de Piumhi no dia 1º de abril. Sendo chamada de Escola Estadual Dr. Avelino de Queiroz.
Em sua trajetória aconteceu um incêndio no ano de 1994, onde todos os arquivos foram perdidos e com a ajuda da prefeitura e população, a escola foi reerguida novamente.
Mantida pelo governo do Estado até a data de 01/07/1997, e a partir desta data foi municipalizada, sendo denominada escola muncipal Dr. Avelino de Queiroz. 
A letra e música do hino da escola foram compostas pela professora Hebe Bruno em 13/02/2005 e reformulada no seu centenário.
Atualmente está sob a direção de Maria Madalena dos Santos Melo (diretora) e Lucimar da Silva Terra (vice-diretora). Conta também com uma equipe composta por duas supervisoras, professoras, secretária e auxiliar de secretaria, psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga e serventes, num total aproximado de 52 funcionários.
Atende nos turnos: matutino e vespertino, crianças na faixa etária de 4 a 12 anos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, no noturno à EJA (Educação de Jovens e Adultos) com alunos a partir de 15 anos. Totalizando aproximadamente 450 alunos, incluindo as áreas urbana e rural.
Neste ano, a escola está completando 109 anos de criação, tendo como lema “Dinamismo, Competência e Comprometimento”, buscando garantir aos seus alunos o conhecimento básico necessário para torná-los cidadãos capazes de fazer escolhas, conhecer opções, solucionar problemas e almejar uma vida social e econômica digna.

Comentrios

Voltar

Veja tambm