TJMG LANÇA EDITAL DE CONCURSO COM VAGAS PARA AS CIDADES DO CENTRO-OESTE; SAIBA COMO PARTICIPAR
- 29 /JUN
- Piumhi
A ExpoQueijo Brasil 2022 - International Cheese Awards tem início nesta quinta-feira (2/6), no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá, na região do Alto Paranaíba, e vai até o domingo (5/6). Neste ano, o concurso internacional de queijo artesanal tem 894 produtos inscritos, de 255 produtores. Do total, são 546 mineiros, 198 de outros estados e 150 estrangeiros, com concorrentes da Itália, Peru, Vietnã, Chile, Bolívia, Portugal e da Argentina.
Para o diretor de Agroindústria e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ranier Chaves Figueiredo, a disputa promete ser acirrada. "Tivemos um recorde de inscrições. De fato, conheceremos os melhores queijos artesanais do mundo. Será emocionante", avalia.
A realização da ExpoQueijo é da Bonare Eventos, em parceria com associações de produtores de queijos, e com a correalização do Governo de Minas, por meio da Seapa e de suas vinculadas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Também são apoiadores o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg). O Estado de Minas Gerais colaborou ainda com o patrocínio de R$ 300 mil, via Lei de Incentivo à Cultura.
Concurso
A curadoria do Concurso Internacional do Queijo é da Organização Nacional de Provadores de Queijo (Onaf), única instituição italiana que forma provadores desses produtos com método codificado. Por sua vez, o júri é composto por especialistas brasileiros e do exterior.