Moradores de cidades de Minas Gerais, entre elas Belo Horizonte, e de outros estados, como Goiás e São Paulo, relataram um fenômeno luminoso no céu na noite desta segunda-feira (19). Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o registro. Conforme a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), trata-se de um meteoro, que entrou na atmosfera às 18h37.
Apesar de muitos pensarem se tratar de um objeto voador não identificado (óvni), esse fenômeno foi provavelmente causado pela passagem de um bólido, um meteoro grande e brilhante, na atmosfera terrestre.
"Muito possivelmente esse objeto foi um bólido, ou seja, um meteoro que explode no ar. Ele estava muito alto. A prova disso é que o mesmo fenômeno foi visto de vários pontos bem distantes", afirmou o físico e astrônomo Renato Las Casas, professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
"Uma pedra que entra com altíssima velocidade na nossa atmosfera. Devido ao atrito com ar, ela vai aquecendo. Se partes dela aquecem muito mais do que outras partes, isso cria uma tensão naquela estrutura, que faz com que ela exploda, se quebre, em várias partes", explicou o especialista.
Outras notícias