O Nelore Fest 2023, também conhecido como o “Oscar da Pecuária“, foi palco da presença do Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, na última segunda-feira (11), em São Paulo. O evento, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), celebra anualmente os destaques do setor pecuário.
Geraldo da Silva, conhecido como Dunga de Capitólio (MG), também foi homenageado nesta grande noite, com o prêmio ‘Melhor Puxador de Pista do Brasil’. Ele que trabalha na Fazenda Sabiá, a qual sempre está no topo devido o conhecimento e experiência desse profissional.
Dunga, foi eleito por unanimidade com o voto dos 30 diretores da ACNB.
A festa, que reconhece e valoriza os vencedores dos principais rankings organizados pela ACNB, contou com a participação de pecuaristas de todo o Brasil, representantes de entidades do setor, autoridades e convidados. Carlos Fávaro e Arthur Lira foram homenageados como lideranças de destaque no agronegócio, recebendo troféus em reconhecimento às suas contribuições para o setor.
O presidente da ACNB, Victor Miranda, destacou a importância da raça nelore para a pecuária brasileira, ressaltando que representa cerca de 80% do rebanho nacional. “O nelore é uma raça forte, adaptada às condições tropicais e que produz carne de qualidade“, afirmou Miranda.
Durante o evento, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, enfatizou a qualidade da genética brasileira e o papel do país como um dos principais exportadores de carne bovina no mundo. Ele destacou a necessidade de combater a ideia de que os pecuaristas brasileiros são responsáveis pela degradação ambiental, reforçando o compromisso do governo em promover práticas sustentáveis.
“Fui recentemente à Índia e recebi as associações dos pecuaristas brasileiros com emoção. A genética do Brasil é superior, e estamos exportando para eles. O Brasil é um dos principais exportadores de carne bovina do mundo, e a qualidade da nossa genética é um dos nossos diferenciais“, afirmou Fávaro.
Arthur Lira, que também é pecuarista, falou sobre as prioridades legislativas para garantir segurança jurídica no campo. “Estamos trabalhando em temas como o marco temporal, a agenda verde e o combate às invasões“, disse o Presidente da Câmara dos Deputados, que também foi agraciado com o troféu de liderança de destaque no agronegócio.
Lira elogiou veículos de comunicação especializados no agro, pela cobertura e transmissão do evento, destacando a importância da divulgação para o agronegócio nacional.
O Nelore Fest 2023 reuniu os principais criadores, selecionadores, invernistas e confinadores do Brasil, que competiram pelo prestigioso Nelore de Ouro, consolidando-se como um dos eventos mais importantes do calendário pecuário brasileiro. Os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade, tanto nacional quanto nas versões boliviana e paraguaia, foram premiados, juntamente com os melhores criadores e animais do Ranking Nacional Nelor.
Fazenda Sabiá
A Fazenda do Sabiá tem 55 anos de seleção de Nelore. É uma história marcada pela dedicação, observação de detalhes , aperfeiçoamento e investimento constante em tecnologia. Com objetivos claros a Sabiá projetou um tipo próprio de Nelore : animais que reúnem beleza racial, harmonia e carcaça bem desenvolvida. Ícones da raça como Ryasa , Ryatna, Taibhara, Tajayama, Betina , Cashimira e Cristal vêm disseminando sua qualidade genética por todo plantel nacional, gerando filhos e filhas campeões de pista e de produtividade.
São proprietários da Fazenda do Sabiá, em Capitólio, os criadores Alberto Laborne Valle Mendes e Roberto Alves Mendes. Reprodutores como Legat, Tatcher, Pitman e Bvlgari contribuem para o melhoramento genético tanto no mercado de elite quanto na produção de touros comerciais.
Nos últimos anos, a Fazenda do Sabiá vem mantendo, com forte regularidade, posição de destaque no Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil ( ACNB ). Em 2006 recebeu o prêmio de Melhor Criador do Ranking Nacional.