A Câmara de Piumhi aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 48/2023 que cria a Área de Preservação Ambiental (APA) Serras e Águas de Piumhi, na noite da última segunda-feira, 23. A iniciativa é de autoria da Mesa Diretora do Poder Legislativo e aguarda sanção do Executivo.
“Um dia muito feliz para Piumhi. Um dia para celebrar. Mais de um ano de trabalho para demonstrar as riquezas de Piumhi, que a maior riqueza não está debaixo da terra, não é minério. Se a gente estragar toda a terra para tirar o minério, toda a beleza que está em cima, todos os animais, todas as plantas, a gente não recupera nunca mais”, afirma o coordenador técnico do movimento Amigos do Araras e da Belinha, Igor Messias da Silva. O movimento foi criado em 25 de março de 2023 em protesto à instalação de uma empresa que iria explorar minério de ferro nas serras de Piumhi.
E hoje Piumhi deu uma lição para Minas Gerais, para o Brasil, de que o povo do lugar tem legitimidade para defendê-lo”, completou.
“Tal proibição se justifica pelo estudo técnico apresentado e foi inspirado em um caso muito semelhante ocorrido no município de Caldas, no Sul de Minas, onde uma APA que proibia mineração foi criada e as mineradoras tentaram derrubar a proibição de mineração na justiça”, explicou Igor.
No PL aprovado pela Câmara, está prevista a implementação da APA com o objetivo proteger as áreas de recarga hídrica dos mananciais de abastecimento público de Piumhi, o patrimônio arqueológico, a qualidade do ar, a beleza cênica dos pontos de ecoturismo, e a qualidade ambiental para as futuras gerações.
De acordo com o movimento Amigos do Araras e da Belinha, a APA deverá abranger 11.956 hectares, o que representa 73,7% da vegetação nativa de Piumhi. Alguns dos pontos presentes na área são: Cachoeira da Belinha, Cachoeira do Nenzico, Mirante da Belinha, Mirante da Onça, Poço do Cipó e Poço dos Gogas.
Ainda no PL, é prevista a proibição de algumas práticas na área delimitada, como a exploração de minérios, construção de obras ou empreendimentos que alterem os sítios arqueológicos e atrativos turísticos, e caça ou atividade que afete a fauna.
Apoio
Igor Messias afirma que o apoio da população de Piumhi foi essencial para a aprovação do PL. “Sem eles não chegaríamos a essa vitória. Uma vez que é necessário a participação da população no processo político, não só na hora do voto. A população lotou a Câmara Municipal todas as vezes que foi necessário”, disse.
Na última semana, o ator Marcos Palmeira, conhecido pela atuação em novelas como Pantanal e Renascer, demonstrou apoio ao movimento Amigos do Araras e da Belinha. Em publicação do grupo no Instagram, o ator comentou “Estamos juntos nessa luta!”.