SECRETARIA DE SAÚDE DE PIUMHI E SANTA CASA ALERTAM SOBRE AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA NOVA EPIDEMIA DE DENGUE
Na manhã de terça-feira (29/10), a Secretaria de Saúde de Piumhi, representada pela secretária Rosângela Terra, uniu-se a autoridades e profissionais de saúde se reuniu com imprensa para reforçar a necessidade de intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Participaram do encontro a diretora da Vigilância em Saúde Rozilene Melo, o médico do PSF Bossuet Costa Renato Lima, a técnica de referência da Atenção Básica Maria Isabel Cruvinel, o diretor da Santa Casa de Misericórdia Guilherme Batista Machado, o médico cardiologista da Santa Casa José Francisco, além de outros profissionais da equipe de saúde do município.
A reunião teve como foco principal a intensificação de medidas preventivas para evitar um novo surto de dengue, como os que ocorreram nos últimos dois anos. Com a chegada do período chuvoso, a Secretaria de Saúde mobilizou-se para capacitar médicos e enfermeiros dos municípios da região, que atuarão como multiplicadores nas equipes dos PSFs e da Santa Casa. A iniciativa visa alertar a população e garantir que, em casos de aumento de casos, os pacientes possam ser direcionados aos postos de saúde antes de procurar a Santa Casa, ajudando a evitar sobrecarga no hospital.
Entre as principais recomendações, a equipe de saúde destacou a eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito nas residências. O médico Renato Lima e a técnica Maria Isabel, após a capacitação se reuniram com os profissionais das Unidades de Saúde para repassarem as medidas de enfrentamento preparando-os para lidar com os possíveis casos e encaminhar à Santa Casa apenas os pacientes em situação grave.
Rozilene Melo, diretora da Vigilância em Saúde, anunciou que mutirões de combate aos focos do mosquito serão realizados todos os sábados, abrangendo bairros e o centro da cidade. A diretora ressaltou a importância de evitar acúmulo de água parada e objetos em desuso, principais responsáveis pelos criadouros do Aedes aegypti.
Já o diretor da Santa Casa, Guilherme Machado, destacou que o hospital está preparado para atender os casos graves, mas reforçou que os PSFs estão capacitados para o atendimento de casos leves, evitando, assim, a sobrecarga dos atendimentos hospitalares.
Por fim, o cardiologista José Francisco orientou sobre a classificação dos pacientes infectados pelo vírus da dengue, explicando que casos leves podem ser monitorados em casa com o suporte dos PSFs, enquanto pacientes com sintomas mais severos, como hemorragias, dores abdominais intensas, desmaios ou dificuldade de manter a hidratação oral, além de pessoas com comorbidades, devem procurar a Santa Casa para atendimento especializado.
A Secretaria de Saúde de Piumhi reforça que a principal arma contra a dengue é a prevenção. Com a cooperação de todos e a eliminação de criadouros, é possível reduzir significativamente os riscos de uma nova epidemia e proteger a saúde da população.
Colunista
Adriana Costa Almada
Jornal Ponto.
Colunista Social
Envie suas fotos pelo Whatts
(37)99197- 7625
email- adriana-almada@hotmail.com ou
jornal@jornaponto.com.br
" Tudo posso naquele que me fortalece"