O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União a Portaria GM/MG Nº 431, no último dia 11, que dispõe a liberação de verba para a abertura e manutenção de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o atendimento de pacientes com Covid-19.
Segundo o documento, o recurso financeiro contemplará 38 hospitais em Minas Gerais, sendo a Santa Casa de Misericórdia de Passos um deles. A Santa Casa de Passos deverá receber parcelas de R$ 480 mil para a abertura e manutenção de mais dez leitos na UTI Covid-19.
De acordo com o Superintendente Geral da Santa Casa de Passos, Daniel Porto Soares, os dez novos leitos já estão abertos desde dezembro de 2020.
“A Santa Casa de Passos já estava ofertando desde dezembro esses 10 leitos de UTI, mesmo sem a garantia do financiamento adequado para o custeio fixo desta disponibilidade de leitos pelo Ministério da Saúde. Em dezembro a instituição entendeu como importante se compromissar e realizar esta disponibilização, visando a tranquilidade e assistência de toda a nossa população. Somente agora foi realizada essa autorização de repasse pelo Ministério, por meio da portaria número 431”, explicou Soares.
Em todo o estado, serão disponibilizados 456 novos leitos adultos e cinco pediátricos nos hospitais contemplados. Serão distribuídas parcelas de R$ 21,888 milhões para os leitos adultos e R$ 240 mil para os leitos pediátricos nas UTI Covid-19, totalizando R$ 22,128 milhões.
Segundo a portaria, esse recurso corresponde as despesas do primeiro trimestre de 2021 e será distribuído aos Estados e Municípios parcelas mensais, no montante de R$ 188,208 milhões, para recurso financeiro Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (Covid-19).
Outras notícias