A Santa Casa de Passos (MG) restringiu as visitas e voltou a obrigar o uso de máscaras de proteção, tanto para profissionais de saúde como para pacientes, acompanhantes e visitantes, devido ao aumento nos casos de covid no município. A obrigatoriedade no uso de máscaras foi adotada na última sexta-feira (19), e as restrições nas visitas, no sábado (20).
Na última quinta-feira (16), a Secretaria de Saúde de Passos adotou a obrigatoriedade do uso de máscaras para trabalhadores das unidades de saúde do município, também devido a aumento nos casos de covid. De acordo com informações da secretaria, a medida foi adotada depois que funcionários que atuam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) testaram positivo para a doença.
Segundo comunicado da Santa Casa assinado pela coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), as restrições a visitas e a obrigatoriedade no uso de máscaras de proteção foram adotadas considerando o aumento de casos confirmados de covid-19 no município. “Faz-se necessário reforçar as medidas de prevenção e controle da transmissão como, uso de máscaras por pacientes e colaboradores e, fortalecimento da higiene de mãos”, informa o documento do hospital
No comunicado, a Santa Casa determina que, desde a última sexta-feira, é obrigatório de uso de máscara pelos profissionais de saúde no ambiente hospitalar e que a medida também é obrigatória para pacientes, acompanhantes e visitantes, que também são orientados a evitar sair do quarto de forma desnecessária.
De acordo com dados da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES), entre 1º e 12 de janeiro o estado registrou 1.328 casos confirmados de covid-19, sendo 709 na primeira semana epidemiológica de 2024, 603 na segunda e 16 na terceira. Na última semana epidemiológica de 2023, foram 84 casos, de acordo com o painel de monitoramento de casos do coronavírus.
Entre 1º e 12 de janeiro deste ano, a SES registrou oito óbitos em decorrência da doença, sendo cinco na primeira semana epidemiológica e três na segunda. Na última semana epidemiológica de 2023, a SES registrou uma morte por covid-19.
Segundo informações da SES, desde 1º de janeiro de 2020, os municípios que integram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos registraram 125.692 casos de covid e 1.778 mortes em decorrência da doença.
Visitas
De acordo com a Santa Casa estão suspensas, temporariamente, as visitas religiosas, e o hospital proibiu as visitas e acompanhantes com mais de 65 anos de idade, gestantes e pessoas com sintomas gripais. As medidas também incluem a liberação de apenas um acompanhante por paciente e, em casos considerados excepcionais, o setor de serviço social da instituição deverá fazer avaliação.
A medida prevê permissão de acompanhante para idosos, crianças/adolescentes, gestantes e portadores de necessidades especiais e limita a apenas dois horários para troca, sendo apenas um acompanhante por paciente: Das 7h às 08h e das 18h30 às 19h30.