SAÚDE PÚBLICA
Má qualidade da água de
Lagoa dos Martins continua na pauta de Fábio Tulim
Na sessão da Câmara da segunda 11 de março, o vereador Fábio Tulim voltou a solicitar ao Serviço Autonomo de Água e Esgoto (SAAE), medidas urgentes para melhorar a qualidade da água que abastece a comunidade rural de Lagoa dos Martins. Não é a primeira vez que o vereador pede providencias.
Moradores daquele distrito estão preocupados com o alto teor de calcário observado na água distribuída à população pelo poço artesiano do SAAE.
Na reunião, Fábio Tulim (foto) exibiu ao plenário um “pacote” de aproximadamente 300 gramas de resíduo de calcário recolhido por um morador da comunidade dentro do reservatório (caixa dágua) de sua residência.
Moradores receiam um possível agravamento de problemas de saúde da população do distrito, pela ingestão continuada de calcário. Tulim insiste em providencias emergenciais por parte do SAAE. Além de possíveis males à saúde pública, o resíduo de calcário tem provocado avarias e entupimentos em equipamentos elétricos, chuveiros, torneiras etc.
RECONHECIMENTO AO TRABALHO
Plenário aprova moções de
aplauso a Toninho Dentista
e ao jornalista José Augusto
Duas moções de aplauso e congratulações foram aprovadas pelo plenário da Câmara na sessão da segunda, 11. Ambas de autoria do vereador Gilvan dos Penedos.
A primeira homenageia o jornalista José Augusto de Andrade, como reconhecimento aos serviços prestados à comunidade em sua atuação no jornal ALTO S. FRANCISCO.
A segunda moção homenageia o odontólogo Antonio Lopes Guimarães, “Toninho Dentista”, também considerando seus relevantes serviços prestados à comunidade ao longo de quase meio século de profissão.
Associação de Produtores de
Alimentos Artesanais declarada
de Utilidade Pública
Na mesma sessão do dia 11, a Câmara aprovou também o projeto de lei 010/2024, de autoria da casa, declarando de utilidade pública a APAAP – Associação dos Produtores Artesanais de Alimentos de Piumhi.
Na justificativa a Câmara afirma que a APAAP “é uma organização social sem fins lucrativos (...) que tem entre suas finalidades promover e valorizar a produção e comercialização de produtos alimentícios artesanais, difundir a produção e venda de produtos alimentícios feitos artesanalmente, promover palestras e cursos de aprimoramento.”