Na noite da última segunda-feira, 23, a Câmara Municipal de Piumhi foi palco de um evento de grande relevância institucional: uma palestra com o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Durval Ângelo. Com o tema "A essência do relacionamento entre municípios e Tribunais de Contas", o encontro teve como objetivo aprofundar o entendimento sobre o papel fiscalizador e orientador do TCE, promovendo a boa governança pública e o fortalecimento das administrações municipais.
A solenidade reuniu diversas autoridades políticas, jurídicas e representantes da sociedade civil de Piumhi e região. Estiveram presentes o prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz; o presidente da Câmara Municipal, José Welington Oliveira; o ex-prefeito de Doresópolis e que atualmente integra o quadro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Eliton Luiz Moreira; os delegados de Polícia Civil das comarcas de Piumhi e São Roque de Minas, Fábio Alexandre Csiszer e Fernando Henrique Turini Berdugo, respectivamente; os promotores de Justiça de Piumhi, André Silvares Vasconcelos e Humbento Rufino; e o comandante do 12º Batalhão de Passos, coronel Daniel Cardoso Ladeira.
Também marcaram presença os prefeitos de Vargem Bonita, Belchior dos Reis Faria (Brexinha), e de Doresópolis, Valdir da Costa Lopes; o advogado e ex-aluno de Pains, Sheldon, além de vereadores de diversos municípios, ex-prefeitos, secretários municipais, advogados, policiais, representantes de entidades, empresários e a população em geral.
Após a abertura oficial, a cerimônia seguiu com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Piumhi. Em seguida, a artista Graziela Lopes emocionou o público com a interpretação da canção "Coração de Estudante", simbolizando o espírito de reflexão e aprendizado que marcou o evento.
Na sequência, Durval Ângelo iniciou sua palestra destacando a importância do diálogo entre os Tribunais de Contas e as administrações municipais. O presidente abordou temas fundamentais relacionados à transparência, controle social, responsabilidade fiscal e o papel educativo do TCE-MG. Ao final, respondeu a perguntas dos participantes, esclarecendo dúvidas e promovendo um ambiente de troca de conhecimento.
A iniciativa reforçou o compromisso das instituições públicas com a ética, a eficiência administrativa e o respeito aos recursos públicos, valores essenciais para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento regional.
Outras notícias