Por mais que o cuidado em saúde mental tem avançado nos últimos anos, ainda é possível perceber que existe um tabu sobre o assunto, muitas pessoas encaram o termo saúde mental voltado para o adoecimento psíquico severo, ou acreditam que se trata de um “artigo de luxo”, que somente um grupo de pessoas pode desfrutar deste cuidado.
Mas hoje estou aqui para te dizer: não se engane e não se deixe levar por essas crenças errôneas que cercam o tema. O cuidado com a saúde mental é para todos, assim como o nosso corpo físico adoece, a nossa mente também pode adoecer e requerer cuidados.
O cuidado com a saúde mental gera impactos positivos na vida das pessoas, sendo percebidos principalmente na qualidade de vida, no gerenciamento de emoções, comportamentos e na maneira de se relacionar com outras pessoas.
Uma dúvida frequente: quando é o momento ideal para cuidar da saúde mental? Todo o momento é ideal para se cuidar da saúde mental, este cuidado deve ocorrer de forma preventiva e não apenas quando se nota danos/prejuízos, estar mentalmente saudável te ajudará a evitar o desenvolvimento de diversas doenças, como: ansiedade, depressão, compulsões, entre outras.
Para te ajudar a cuidar da saúde mental, deixo algumas dicas para iniciar o cuidado:
- Priorize o autocuidado.
- Tenha momentos de lazer e descanso;
- Organize e estabeleça uma rotina;
- Busque ter um sono tranquilo e com qualidade;
- Esteja sempre em busca do autoconhecimento, reconhecendo seus limites e objetivos.
E principalmente, se você notar que algo não está bem com suas emoções não tenha medo de procurar ajuda profissional.
Colunista

Jéssica Viana
Psicóloga – CRP 04/50029
Instagram: psicologa.jessicaviana
Outras notícias





